1. Conheça a empresa em que trabalha
Para que possa entender o que deve ser feito no quesito segurança da empresa contratante, é necessário que você esteja atento aos mínimos detalhes do local ou das diversas unidades.
Entenda como funcionam as tarefas dos trabalhadores e como se dá o fluxo de produção, tendo em mente todas as situações possíveis. Aja o mais rápido possível ao perceber algum erro de segurança ou algo que passou despercebido, para poder garantir a segurança dos funcionários.
2. Ganhe a confiança dos colaboradores
Para qualquer tipo de emprego, ter uma postura profissional é extremamente importante. O bom convívio é uma meta que deve ser de todos. Indo além de apenas gerar uma boa convivência, ao zelar pelos funcionários fica mais fácil para eles aderirem às regras de segurança no trabalho que você sugerir, uma vez que conquistará a confiança deles com o seu trabalho dedicado.
3. Mantenha-se a par das novidades da sua área de atuação
Para conseguir se atualizar e manter em dia todas as técnicas de segurança do trabalho na sua companhia, busque eventos, cursos, livros e muito mais fontes de informação nessa área. Isso vai ajudar a ter conhecimento para conseguir implementar as melhores práticas.
Não importa o tema específico, sempre existe um meio de se saber o que há de inovador. Assista palestras, seminários, faça coisas que agreguem valor à sua profissão. Dessa forma, você poderá trazer melhores propostas para a saúde ocupacional e a proteção dos colaboradores, promovendo o bem-estar de todos os envolvidos.
Além disso, poderá também elevar a qualidade da produção, diminuindo diversos custos de tempo, de dinheiro, entre outras vantagens.
4. Invista em treinamento para os trabalhadores
Treinar a equipe, além de fazer com que sigam as normas e adequações previstas em lei, faz com que eles possam interagir entre si, criando um laço entre os funcionários. Além disso, capacitá-los permite uma redução de custos para qualquer empresa, além de tornar as atividades do técnico em segurança do trabalho mais eficientes.
Engajar e treinar os colaboradores significa ter um time mais atento aos cuidados necessários para a segurança de todos na empresa. Por isso, escolha o treinamento certo para sua equipe.
5. Tenha calma para exercer a função de técnico em segurança do trabalho
A vida de quem trabalha nesse ramo, por vezes, pode ser um desafio: orienta a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), instrui os trabalhadores quanto ao uso dos EPIs, organiza programas de prevenção de acidentes, faz inspeções de segurança, laudos técnicos, além de ter que lidar com muitas pessoas de diferentes perfis, ficando atento a tudo.
Acrescente a isso o alto grau de responsabilidade, uma vez que qualquer falha pode deixar alguém ferido. O lema de todo dia deve ser “ter calma e paciência”, para que não fique estressado e, dessa forma, possa trabalhar bem e de maneira mais eficiente.
Pronto! Agora você já sabe o que fazer para ter sucesso como técnico em segurança do trabalho. Busque sempre se aperfeiçoar na sua profissão e no relacionamento com os colaboradores. Dessa forma, você vai conseguir com que os funcionários e gestores enxerguem e valorizem o seu trabalho.
Gostou deste artigo? Quer nos contar a sua experiência no ramo, tirar uma dúvida ou deixar sua ideia? Comente aqui!